Ensino Fundamental I
O Ensino Fundamental I compreende a fase da Educação Básica do 1º ano ao 5º ano (06 a 10 anos de idade).
Nesta fase, as crianças são aprendizes ativos e estão abertos para várias aprendizagens, querem saber sobre tudo que os rodeia, como funcionam, para que serve, como são feitas e de onde vêm.
Mais do que familiaridade com palavras, os alunos se apropriam de diversos conhecimentos, construindo significados e sistemas simbólicos, lendo, escrevendo, criando e pensando.
O currículo, definido com base nas exigências legais e na especificidade do colégio, é composto por conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Os conteúdos tem como matriz cinco pilares fundamentais: SABER, FAZER, CRIAR, SER e CONVIVER.
É um momento de apropriação sistematizada de conteúdos escolares e de desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à produção acadêmica, ao relacionamento social, à cidadania e à formação do estudante.
Para conseguir fazer boas escolhas no futuro, é importante desenvolver na criança um senso de autonomia, deixando-a tomar pequenas decisões e participar da construção do seu aprendizado.
|
Ensino Fundamental II
A segunda etapa do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, tem por objetivo consolidar os conhecimentos adquiridos durante o primeiro ciclo e aprofundá-los a fim de desenvolver habilidades individuais e sociais que favoreçam a solução de problemas e de situações que se apresentem no dia a dia da vida em sociedade.
O aluno do Ensino Fundamental II desenvolve estruturas cognitivas que possibilitam a aplicação do raciocínio lógico em todas classes de conhecimento.
No processo de conhecimento, os alunos se deparam à experimentação de conteúdos e nela encontram múltiplas oportunidades para desafiar seu potencial criativo e chegar a soluções precisas.
O processo de aprendizagem do Ensino Fundamental II é um estágio de conhecimento e fundamentação do aprender, que proporciona subsídios precisos para os desafios propostos no Ensino Médio, fase que além de adquirir novos conhecimentos, os alunos estarão escolhendo a área que desejam seguir em seu futuro profissional.
Ensino Médio
Mais do que a etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio deve consolidar e aprofundar o conhecimento científico adquirido.
O Ensino Médio, em sua essência, propõe o desenvolvimento da capacidade de aprender e da capacidade do exercício de seu conhecimento.
Em uma sociedade marcada por constantes transformações no mundo do trabalho e até mesmo nas relações interpessoais, o Colégio Dourado preza pelo desenvolvimento de valores, pela convivência ético-solidária, pelo aprofundamento do conhecimento científico e tecnológico, bem como pela compreensão do movimento do mundo do trabalho e as características dos processos produtivos.
A partir de um olhar multidisciplinar, focado não só nos conteúdos acadêmicos, trabalhamos com os alunos projetos em que possam exercitar a cidadania global.
Não se esquecendo das várias formas de manifestações culturais, o Colégio Dourado trabalha a formação geral do educando, tendo em vista o desenvolvimento das habilidades e competências humanas.